terça-feira, 8 de janeiro de 2013

VIOLÊNCIA RACIAL



Raimundo Matias Dantas Neto era estudante de Ciências Sociais  foi encontrado morto em circunstâncias estranhíssimas, parte de seus dreads foram arrancados. De acordo com informações de uma amiga jornalista de Recife o IML não permitiu que a família visse o corpo e deu como laudo da morte: asfixia.


O direito à vida está garantido em nossa Constituição Federal e em documentos internacionais, como tratados e convenções. Ter direito à vida significa não apenas o viver, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social. A sua efetivação está relacionada a outros direitos, como à não-discriminação, à educação, à saúde, à segurança, ao trabalho, entre outros.
No Brasil, entretanto, o direito à vida não é exercido da mesma forma por todas as pessoas e os negros (somatória da população preta e parda, conforme classificação do IBGE), têm convivido com a violação sistemática desse direito. Isto ocorre em razão do racismo, que estrutura a sociedade brasileira e impede não somente que todos e todas tenham as mesmas condições de vida, mas principalmente, que tenham o mesmo tempo de vida. Os dados nacionais sobre violência letal revelam que os negros são as principais vítimas de homicídios e dentre estes, os mais vitimados são os jovens.
População marcada pela exclusão e marginalização, negros e negras brasileiros têm vivido há séculos como seres humanos destituídos de direitos e como portadores de uma humanidade incompleta, o que tornou natural a não participação igualitária dessa população do pleno gozo de direitos humanos.
Esta naturalização implicou na aceitação das conhecidas desigualdades sociais que marcam a sociedade brasileira, sendo que a divulgação de dados sobre essa realidade não são acompanhados de medidas eficazes no combate às desigualdades raciais. O racismo estrutura e determina as relações raciais brasileiras e incide nas condições precárias de vida da população negra.
Brasil , país que mais muda as leis e as práticas sociais continuam as mesmas.!
 A CADA NEGRO QUE MORRE NESSA CONDIÇÃO, É UM ABORTO NESSA NAÇÃO! LUTO!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário