quarta-feira, 23 de março de 2011

Liberdade sem Igualdade

Todos nós sabemos que a Lei Áurea libertou os escravos 13 de maio de 1888. Porém nenhuma medida foi tomada que permitisse a inclusão dos negros na sociedade brasileira, em condições de igualdade com os brancos.
Os negros foram lançados numa sociedade totalmente preconceituosa, de forma desarticulada, sem dinheiro, sem comida, sem nenhuma condição de se estabelecer.
E nos dias atuais é nitidamente os negros e seus descendentes ocuparem uma situação de exclusão na sociedade. Percebemos a desigualdade entre brancos e negros claramente nas estatísticas sobre trabalho, salário e educação.
Na verdade são oportunidades que muitas vezes não foram dadas àqueles que um dia foram obrigados a imigrar a uma terra desconhecida, deixando para trás famílias, amigos, empregos e uma vida simples. Transformando em uma nação aquilo que era colônia. Construíram um país que é de causar inveja a tantos outros e difícil compreensão.
As conseqüências da escravidão se fazem presentes ainda hoje na sociedade brasileira. Elas não só se limitam às desigualdades sociais, mas também  permeiam muitas ideias falsas e preconceitos, os quais muitas vezes, passam despercebidos por nós.
Não podemos escrever a História do Brasil sem ter uma perspectiva de fora, uma portuguesa e outra africana. Temos uma cultura que nos une e uma economia que nos separa.
Vanderson Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário